SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22A avaliação de políticas sociais: questões teóricas, metodológicas e políticasHealth education: strategy for the promotion of quality of life in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

CARVALHO, Maria João de. A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.103-121. ISSN 1645-7250.

Considerando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educativos e fizemos uma incursão pelo modo de nomeação, concurso público e eleição, na tentativa de perceber qual aquele que se revela mais concordante com práticas democráticas. Com o recurso a conversas informais e a entrevistas realizadas a quinze professores de um Agrupamento de Escolas foi possível concluir que a eleição indireta não arrecada simpatia e pode traduzir-se, na ótica dos entrevistados, como uma prática antidemocrática por afastar da esfera decisória o universo dos professores por uma questão tão relevante.

Keywords : diretor; democracia; participação; eleição.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )