SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22A avaliação de políticas sociais: questões teóricas, metodológicas e políticasEducación en salud: estrategia de promoción en la calidad de vida de personas de edad avanzada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

CARVALHO, Maria João de. A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.103-121. ISSN 1645-7250.

Considerando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educativos e fizemos uma incursão pelo modo de nomeação, concurso público e eleição, na tentativa de perceber qual aquele que se revela mais concordante com práticas democráticas. Com o recurso a conversas informais e a entrevistas realizadas a quinze professores de um Agrupamento de Escolas foi possível concluir que a eleição indireta não arrecada simpatia e pode traduzir-se, na ótica dos entrevistados, como uma prática antidemocrática por afastar da esfera decisória o universo dos professores por uma questão tão relevante.

Palabras clave : diretor; democracia; participação; eleição.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )