SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24La Universidad de la integración internacional luso-afro-brasileña (UNILAB): la construcción de un puente entre Brasil y AfricaFormación de profesores y la investigación en enseñanza de la Física en la perspectiva freireana: consideraciones sobre un proceso de problematización de la práctica educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

ROMAO, José Eustáquio. Paulo Freire e a Universidade. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.24, pp.89-105. ISSN 1645-7250.

Este trabalho trata de um tema pouco abordado na literatura educacional, que é a reflexão de Paulo Freire sobre a educação superior, uma vez que o educador brasileiro tornou-se conhecido em todo o mundo como pensador e promotor da alfabetização e da educação de adultos. Dado o movimento, recentíssimo, de criação, implantação e implementação de novas matrizes institucionais diferentes dos modelos clássicos de Instituição de Ensino Superior (IES) no mundo, este artigo relaciona o conceito de educação popular - a maior contribuição da América Latina e, certamente de Paulo Freire, ao pensamento pedagógico mundial - à nova concepção de universidade, identificando nichos universitários de produção de ciência pública e democracia cognitiva omnilateral.

Palabras clave : Paulo Freire; educação superior; educação popular; ciência pública; democracia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )