SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Computational modelling, interactive environments and Science, Technology, Engineering and Mathematics education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

VALADARES, Jorge. O ensino da Física nas escolas secundárias portuguesas no século XX. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.15-34. ISSN 1645-7250.

Neste trabalho mostra-se como o ensino da Física no século passado em Portugal teve duas fases, a primeira de estagnação, baseada num manual único, adoptado oficialmente para todas as escolas, cujas deficiências, algumas delas referidas neste estudo, eram transmitidas de manuais únicos para manuais únicos, década após década. O ensino expositivo e passivo de má qualidade conduzia a uma aprendizagem marcadamente literal, memorística e mecânica e os professores expunham esses erros e concepções erróneas aos alunos que as decoravam e repetiam. O fim do manual único e a democratização do ensino nos anos 70 deu origem a uma segunda fase do ensino da Física também analisada neste trabalho.

Keywords : ensino; aprendizagem significativa; manuais de ensino.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )