SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Physlets and Open Source Physics for Portuguese teachers and studentsThe Relationship of Pay to Job Attraction, Job Loyalty, and Performance for High Quality STEM Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

FERREIRA, Dores; PALHARES, Pedro  and  SILVA, Jorge Nuno. Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.73-93. ISSN 1645-7250.

Os jogos têm despertado o interesse de investigadores no sentido de averiguar o benefício da sua prática no desenvolvimento de capacidades. Este interesse emerge, possivelmente, das caraterísticas motivadoras do jogo em geral e do facto de determinado tipo de jogos envolverem destrezas cognitivas na sua prática. Estas caraterísticas levaram-nos a serem considerados como agentes facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática. A capacidade de identificar padrões é igualmente apontada como essencial a este processo, sendo considerada uma capacidade intrínseca à atividade matemática. Neste artigo apresentar-se-ão as etapas essenciais de um estudo conduzido junto de uma amostra de alunos do 1.º ciclo do ensino básico, envolvendo o jogo do Semáforo, bem como as principais conclusões. Como resultados principais do estudo verificámos a existência de uma relação entre a força de jogo e a capacidade de identificar padrões, tendo-se verificado também uma relação entre estas variáveis e a classificação obtida nas provas de aferição de matemática. Verificou-se, ainda, que uma turma sujeita à prática sistemática do jogo diferiu significativamente da turma de controlo.

Keywords : jogos matemáticos; padrões; estudo correlacional; estudo quase-experimental.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )