SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Paulo Freire’s critical theory, teacher education and science teaching in the early school yearsThe Transition in Models of Leisure Education Toward the End of the Franco Dictatorship Through Photographic Sources: Summer Camps at Can Tàpera in the Balearic Islands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

FERNANDES, Susana  and  CONCEICAO, Ana C.. Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: resultados preocupantes de um teste diagnóstico. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.135-155. ISSN 1645-7250.

A adaptação ao processo de Bolonha, ao reduzir as licenciaturas para três anos de escolaridade, impulsionou a criação de mestrados que têm por objectivo formar professores profissionalizados. Encontramos na literatura inúmeros trabalhos que referem ser necessário, na formação de futuros professores, apostar no domínio dos conteúdos que vão ser lecionados nos níveis de ensino para os quais conferem a habilitação para a docência, sem esquecer a importante aquisição de todo o tipo de competências inerentes ao ensino. Neste artigo apresentamos dados relativos a licenciados em Matemática que frequentam um Mestrado em Ensino. Com o intuito de aferir os seus conhecimentos, na área de pré-cálculo, foi elaborado um teste diagnóstico, respondido presencialmente antes e depois desses conteúdos serem abordados em sala de aula, tendo sido identificadas diversas lacunas de conhecimento. Discutimos os diferentes tipos de erros cometidos, exemplificando as fragilidades científicas existentes. Concluímos a necessidade de criação de disciplinas pensadas especificamente para o conhecimento do conteúdo a lecionar; um fator determinante para um futuro de sucesso de qualquer professor de Matemática.

Keywords : formação inicial de professores; professores de Matemática; cursos pós-Bolonha; pré-cálculo; Wolfram|Alpha.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )