SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25The Transition in Models of Leisure Education Toward the End of the Franco Dictatorship Through Photographic Sources: Summer Camps at Can Tàpera in the Balearic IslandsFrom Environment to Sustainable Development: Contexts and Actors of Environmental Education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

SILVA, Maria Odete Emygdio da. Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.177-192. ISSN 1645-7250.

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.

Keywords : inclusão; educação inclusiva; educação artística; formação de professores.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )