26 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

DE ECA, Teresa Torres. Para além do crepúsculo das artes visuais na escola: beyond the twilight. []. , 26, pp.17-27. ISSN 1645-7250.

Neste artigo são tecidas algumas reflexões sobre as justificações da presença da educação artística e particularmente da educação das artes visuais no currículo escolar. A autora baseia as suas considerações em experiências de formadora de professores de educação visual e disciplinas de artes visuais e apela para um requestionamento constante das razões e dos espaços da educação artística. Descrevem-se alguns conceitos comuns dos professores sobre as dimensões das áreas artísticas, apontando teorias sobre o valor da educação artística, para levantar dúvidas que poderão ajudar a repensar os papéis da educação artística na sociedade. Referem-se algumas justificações que sem dúvida abonam em favor das artes na escola, mas salienta-se que no geral as rotinas das práticas de educação artística não fornecem capacidades para a compreensão cultural ou experiências de aprendizagem, baseadas numa ação moral ou compromisso social. As questões levantadas apontam para um reposicionamento das práticas de educação artística para ajudar a promover a educação para a paz, educação para a sustentabilidade, para a tolerância e para o respeito pelo outro.

: educação artística; educação das artes visuais; educação visual; curriculum.

        · | |     · |     · ( pdf )