SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Más allá del crepúsculoCreative connections: Construir un proyecto internacional de educación artística desde la investigación-acción participativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

CASTILLO, Enrique Gervilla. Desafios da beleza física: Avaliação e crítica educacional. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.29-43. ISSN 1645-7250.

A estética global e a beleza do corpo humano em particular têm sido um valor tão antigo quanto a filosofia e, enquanto tal, desejado e desejável pela sua bondade. Porém, cada momento histórico determinou esse valor, significado e as características específicas do mesmo. Neste artigo, tentamos, através da exposição e do pensamento crítico, justificar o valor da estética corporal e da sua rejeição, quando esta é acompanhada da subestimação ou da anulação de outros valores que são essenciais à construção humana. Para isso, dividimos este trabalho em quatro partes, intimamente relacionadas com os objectivos estabelecidos. A primeira propõe se esclarecer o conceito de beleza, uma vez que a pluralidade semântica da linguagem educativa é a causa de numerosas dificuldades da comunicação. A segunda trata os desafios da beleza física, os seus aspetos positivos e negativos porque, a estética corporal, valiosa em si mesma, pode levar à desumanização, quando a sua força impede o desenvolvimento de outros valores. A terceira, lida com a cultura atual do corpo, que, pela sua supervalorização, se estende a todos os setores da sociedade. Finalmente, descrevemos os passos necessários para formar o valor estético do corpo, de acordo com a integridade da pessoa.

Palabras clave : estética corporal; valores; pessoas; desafios críticos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )