SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Critique and utopia, or a pedagogy of possibility in the building of democratic educational policiesEducation Policies and teaching professionalization in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

REGNAULT, Elisabeth  and  JIE-YING, Qin. O papel do professor em Formação Cívica no ensino básico na China e em França: Uma abordagem compreensiva em educação comparada. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.141-160. ISSN 1645-7250.

O objetivo deste artigo é mostrar a abordagem compreensiva em educação comparada apresentando uma comparação da educação cívica no ensino básico (11-15 anos) em França e na China. Há duas abordagens em educação comparada: a abordagem pragmática, universalista, que revela semelhanças e diferenças e que consiste em fazer emergir as boas práticas para as transferir para outro contexto; e a abordagem compreensiva, culturalista, que consiste também em revelar diferenças e semelhanças mas compreendendo os fenómenos e os factos educativos em vez de os medir e não tentando generaliza-los nem transferi-los. A abordagem compreensiva é mais pertinente porque não relata unicamente os fatos educativos mas tenta fazer com que sejam inteligíveis os processos que se desenvolvem nas comunidades humanas que constroem discursivamente sentido e identidades (Malet, 2005). Um exemplo de abordagem compreensiva está na transferência da pedagogia de Montessori para a China o que permitirá validar as características próprias da abordagem compreensiva.

Keywords : educação comparada; abordagem compreensiva e pragmática; educação cívica; China; França; pedagogia de Montessori.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )