SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Crítica y Utopía o una pedagogía de la posibilidad en la construcción de políticas de educación democráticaPolíticas Educativas y profesionalización docente en Latinoamérica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

REGNAULT, Elisabeth  y  JIE-YING, Qin. O papel do professor em Formação Cívica no ensino básico na China e em França: Uma abordagem compreensiva em educação comparada. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.141-160. ISSN 1645-7250.

O objetivo deste artigo é mostrar a abordagem compreensiva em educação comparada apresentando uma comparação da educação cívica no ensino básico (11-15 anos) em França e na China. Há duas abordagens em educação comparada: a abordagem pragmática, universalista, que revela semelhanças e diferenças e que consiste em fazer emergir as boas práticas para as transferir para outro contexto; e a abordagem compreensiva, culturalista, que consiste também em revelar diferenças e semelhanças mas compreendendo os fenómenos e os factos educativos em vez de os medir e não tentando generaliza-los nem transferi-los. A abordagem compreensiva é mais pertinente porque não relata unicamente os fatos educativos mas tenta fazer com que sejam inteligíveis os processos que se desenvolvem nas comunidades humanas que constroem discursivamente sentido e identidades (Malet, 2005). Um exemplo de abordagem compreensiva está na transferência da pedagogia de Montessori para a China o que permitirá validar as características próprias da abordagem compreensiva.

Palabras clave : educação comparada; abordagem compreensiva e pragmática; educação cívica; China; França; pedagogia de Montessori.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )