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Revista Lusófona de Educação

 ISSN 1645-7250

PEREIRA, Henrique Lopes    CARVALHO, Luís. Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnico. []. , 27, pp.59-74. ISSN 1645-7250.

^lpt^aEste artigo é sustentado numa investigação que teve como objetivo construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade. Estudaram-se as competências transversais, as coletivas, as essenciais e os conhecimentos fundamentais. Identificaram-se as dimensões subjacentes e sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional. O estudo foi desenvolvido com sujeitos docentes e não docentes de instituições de Ensino Superior Politécnico, tendo por base uma metodologia de análise empírica das perceções dos sujeitos, seguida do estudo da validade dos instrumentos de medida e das relações entre os diferentes conceitos em análise. Através dos resultados, demonstra-se que o contexto organizacional é um campo de excelência de aprendizagem individual e coletiva e que as dimensões das competências se relacionam entre si, dando sentido ao conceito de aprendizagem organizacional. Com base nas relações estabelecidas entre os conceitos identificaram-se quatro novos conceitos: Gestão da Qualidade e Aprendizagem Organizacional; Gestão da Qualidade e Aprendizagem pela Gestão; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Coletiva; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Individual e o modo como se articulam os diferentes níveis de aprendizagem com o tipo de competências estudadas em contexto de gestão da qualidade.^len^aThis study aimed to produce an explicative model of the relationship between the competences of quality management. Transversal, collective and essential competencies were studied, as well as the fundamental knowledge. Additionally, the underlying dimensions were identified and also their differentiation from the socio-demographic characteristics, while understanding their contribution for the organizational learning. The investigation was developed using an empirical methodology of the perception of teachers and staff of Polytechnic Institutions, followed by the validation of the measuring instruments and the relation among the different studied concepts. Through the results, it was possible demonstrate that the organizational context is of the outmost importance for individual and collective learning. It was also concluded that the various dimensions of the competences of quality management are correlated. Based on the relations established among the studied concepts, identified other four new concepts: Quality Management and Organizational Learning; Quality Management and Learning through Management; Quality Management and Collective Learning and finally Quality Management and Individual Learning. It was also verified how the different learning levels are articulated with the studied competencies in the context of quality management.^lfr^aCet article est soutenu par une recherche qui a eu comme objectif construire un modèle explicatif de la relation des compétences de gestion de qualité. On a étudié les compétences transversales, les collectives, les essentielles et les connaissances fondamentales. On a identifié les dimensions sous-jacentes et leur différenciation entre les caractéristiques sociodémographiques, y compris leur contribution à l’apprentissage organisationnel. L’étude a été développée avec des sujets enseignants et non-enseignants d’institutions d’Enseignement Supérieur Polytechnique, ayant comme base une méthodologie d’analyse empirique des perceptions des sujets, suivie de l’étude de la validité des instruments de mesure et des relations entre les différents concepts en analyse. A travers les résultats, il est démontré que le contexte organisationnel est un domaine d’excellence d’apprentissage individuel et collectif et que les dimensions des compétences ont une corrélation, donnant un sens au concept d’apprentissage organisationnel. Basé sur les relations établies entre les concepts, on a identifié quatre nouveaux concepts: Gestion de la Qualité et Apprentissage Organisationnel; Gestion de la Qualité et Apprentissage par la Gestion; Gestion de la Qualité et Apprentissage Collectif; Gestion de la Qualité et Apprentissage Individuel et comment s’articulent les différents niveaux d’apprentissage avec le type de compétences étudiées dans le contexte de gestion de qualité.^les^aEste artículo se basa en una investigación que tuvo como objetivo la construcción de un modelo explicativo de la relaciones de las competencias de gestión de calidad. Se estudiaron las competencias esenciales, colectivas y conocimientos fundamentales. Se identificaron las dimensiones subyacentes y su diferenciación entre las características sociodemográficas, incluida su contribución al aprendizaje organizacional. El estudio se realizó con los maestros y el personal de las instituciones politécnicas, sobre la base de una metodología del análisis empírico de las percepciones de los sujetos, a continuación, el estudio de la validez de los instrumentos de medición y las relaciones entre los diferentes conceptos. De los resultados, se demuestra que el contexto organizacional es un campo de la excelencia del aprendizaje individual y colectivo, y que las dimensiones de la competencia se relacionan entre sí, dando sentido al concepto de aprendizaje organizacional. En base a las relaciones establecidas entre los conceptos, se identificaron cuatro nuevos conceptos: Gestión de la Calidad y Aprendizaje Organizacional; Gestión de la Calidad y la Gestión del Aprendizaje; Gestión de la Calidad y el Aprendizaje Colectiva; Gestión de la Calidad y el Aprendizaje Individual y cómo articular los diferentes niveles de aprendizaje con el tipo de competencias estudiadas en el contexto de la gestión de la calidad.

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