SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Evolución del Dibujo Técnico y de la división del trabajo industrialEl papel de la Educación en Portugués en la promoción y difusión de la lengua: un estudio con un grupo de estudiantes en prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

OLIVEIRA, Marilda Oliveira. Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.111-126. ISSN 1645-7250.

Este texto apresenta uma reflexão sobre a produção do diário de aula (Zabalza, 2004) como instrumento metodológico da prática educativa no estágio curricular supervisionado em artes visuais. A partir da problemática de pesquisa - qual a importância e o lugar do diário de aula para os estagiários?, intenciona-se explicar em que consiste este instrumento (visual e textual) e a forma como foi utilizado no curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia de cunho qualitativo amparou-se na abordagem de pesquisa narrativo-biográfica. A partir da delimitação terminológica de Pujadas (1992), os diários de aula como material de pesquisa são qualquer tipo de registro elaborado pelo professor durante o desenvolvimento do seu trabalho (cartas, caderno de notas, diários, fotografias, vídeos, filmes, entre outros). Acompanhamos os diários da prática pedagógica de seis professores em formação inicial durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, referentes ao estágio três e quatro do curso de licenciatura. A partir do material analisado foi possível perceber os modos de ver do professor em formação, o percurso da docência e a forma que este profissional escolhe para dar conta do seu processo formativo. A produção do diário da prática pedagógica foi considerada de grande relevância para o processo formativo docente, sendo que o lugar ocupado pelo mesmo ultrapassou o espaço acadêmico em inúmeras ocasiões.

Palabras clave : diário de aula; prática educativa; artes visuais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )