SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Panorama general de las políticas educativas en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

COSTA, António Pedro; LOUREIRO, Maria João  y  REIS, Luís Paulo. Do Modelo 3C de Colaboração ao Modelo 4C: Modelo de Análise de Processos de Desenvolvimento de Software Educativo. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.181-200. ISSN 1645-7250.

A melhoria de processos de desenvolvimento de software pressupõe uma equipa composta por elementos altamente motivados, com muito boa capacidade de trabalho e com elevada experiência. Este tipo de equipa permite a implementação de ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a comunicação, a coordenação e a colaboração e cooperação, minimizando assim as falhas decorrentes dos processos de desenvolvimento. Acreditando nestes princípios surgiu o modelo 4C como uma melhoria do modelo 3C de colaboração. Este modelo foi inicialmente proposto para analisar a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) usada no desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C tem como objetivo analisar e propor melhorias a processos de desenvolvimento de software, essencialmente educativo. Este estudo descreve o modelo 3C de colaboração e a sua evolução para o modelo 4C. Para isso apresenta o processo de recolha e de análise dados, bem como a técnica que foi preconizada para análise dos dados recolhidos tendo por base o desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere. O modelo 4C permitiu identificar melhorias à MHDCU, ajustando os métodos atuais de desenvolvimento e implementando novos métodos do Design Centrado no Utilizador.

Palabras clave : modelo 3C de Colaboração; modelo 4C; metodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizador; courseware Sere; software educativo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )