SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Abrindo a caixa de Pandora: Mário Soares e o início da descolonização«Com luvas de veludo»: A estratégia cultural alemã em Portugal (1933-1945) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

BRANDAO, Tiago. Portugal e o Programa de Ciência da nato (1958-1974) episódios de história da «política científica nacional». Relações Internacionais [online]. 2012, n.35, pp.81-101. ISSN 1645-9199.

É a partir do segundo pós-guerra que o internacionalismo científico se liga, definitivamente, às estratégias de segurança. Nesse contexto, vários são os organismos internacionais que se irão debruçar sobre as questões da ciência. Importará salientar a nato, através do seu Comité Científico, que assumiu a preocupação de construir uma Comunidade Atlântica de investigadores com capacidades na ciência pura, entendida como fonte e esteio do crescimento económico, da harmonia política e da força militar. Este artigo visa, portanto, apontar para o papel da nato no desenvolvimento de uma cultura de política científica em Portugal, ainda que no circuito restrito de um conjunto de figuras da administração da ciência em Portugal.

Palabras clave : nato; Portugal; Guerra Fria; política científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )