SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36International relations as a disciplineGrotius and the interest rule: Complex liberalism and the reconstruction of international relations theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

FERREIRA, Marcos Farias  and  SARAMAGO, André. Booth e smith em aberystwyth: a teoria serve sempre alguém e algum propósito. Relações Internacionais [online]. 2012, n.36, pp.47-59. ISSN 1645-9199.

Se para Ken Booth e Steve Smith a teoria serve sempre alguém e algum propósito - na senda da investigação crítica de Robert W. Cox - o compromisso com o mundo real começa precisamente nas páginas de um texto sobre teoria. Com este artigo, pretendemos trazer alguma luz sobre o que entendemos ser um dos episódios mais relevantes da história disciplinar recente das relações internacionais. Ao mesmo tempo, pretendemos contribuir para desenvolver o potencial crítico da disciplina através de uma abordagem que reconheça o legado do realismo - mas também os seus limites - e dê voz a perspetivas e interesses tradicionalmente marginalizados na literatura dominante.

Keywords : Aberystwyth; teoria crítica; Steve Smith; Ken Booth.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )