SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Waltz and the American unipolarityWaltz, the democracies’ diversity and the states’ similarities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

REIS, Bruno Cardoso. Waltz e a (não) proliferação - mais armas nucleares, mais paz?: O Irão nuclear à luz do realismo estrutural. Relações Internacionais [online]. 2013, n.39, pp.35-45. ISSN 1645-9199.

Neste ensaio olhamos para o ponto de vista de Waltz relativamente ao tema tão atual da proliferação nuclear. Desde o início dos anos 1980 até à sua morte, Waltz manteve um grande interesse e uma posição muito própria sobre este assunto. À luz do realismo estrutural Waltz nega a existência, e recusa, que a difusão de armamento nuclear, mesmo para uma teocracia como o Irão, seja um problema. Procuraremos explicar porquê; e a partir deste tema desenhar o perfil intelectual de Waltz como um realista que valoriza o papel dos estados em geral na segurança internacional, mas foi frequentemente crítico das políticas de segurança do «seu» Estado, os Estados Unidos.

Keywords : Kenneth N. Waltz; realismo estrutural; nuclear; Irão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )