SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40As implicações teórico-práticas da externalização da segurança interna: o caso dos países sul-americanos fronteiriços da ColômbiaCrime transnacional, cooperação e prosperidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

MARTINS, Verónica. A dimensão externa da segurança interna nas relações entre a França e a Tunísia. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.67-80. ISSN 1645-9199.

As considerações securitárias constituíram uma constante nas relações bilaterais franco-tunisinas, mas têm também assumido uma importância crescente ao nível europeu. Através de uma análise discursiva, este artigo procura averiguar a existência de uma europeização nas relações franco-tunisinas ao nível bilateral e europeu relativamente às questões da imigração e da luta contra o terrorismo. A bilateralização predomina claramente, mas ocorreu uma europeização bidirecional progressiva no sentido de reforçar a política francesa para o controlo dos fluxos migratórios. Ademais, apesar de uma cooperação incipiente, a França apoia a promoção da luta contra o terrorismo na política externa europeia para desenvolver um diálogo político ao nível da UE.

Palabras clave : França; Tunísia; europeização; segurança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )