SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Crime transnacional, cooperação e prosperidadeO papel da EULEX no Kosovo: os setores da segurança e da justiça índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MIRANDA, Liliana. A ação externa do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da UE. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.97-109. ISSN 1645-9199.

O desenvolvimento de um espaço de liberdade, segurança e justiça na União Europeia (UE) requer uma estratégia abrangente que cubra não só os seus aspetos internos, mas, igualmente, uma dimensão externa, capaz de permitir à UE combater, na fonte, e através de parcerias estratégicas com países terceiros, eventuais ameaças securitárias. Na primeira parte deste artigo, analisaremos, de forma sucinta, como a dimensão externa da política «Justiça e Assuntos Internos» se tem desenvolvido e afirmado enquanto política determinante na agenda europeia. Ilustraremos com maior detalhe, na segunda parte, esta dimensão externa através da política europeia de migração, e como daqui podem resultar benefícios para todos os intervenientes.

Palavras-chave : Justiça e assuntos internos; dimensão externa; segurança; migração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )