SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Germany and the international military interventions: the continuity of the Kultur der ZurückhaltungThe Portuguese Parliamentary Speech over Europe: Plenary debates held between 1985 and 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

VICENTE, João Paulo Nunes. Diferenciadores estratégicos da Guerra Aérea Remota. Relações Internacionais [online]. 2013, n.40, pp.157-172. ISSN 1645-9199.

A propagação global da modalidade de Guerra Aérea Remota (GAR) exprime a emergência da guerra unilateral sem risco, assética para a ofensiva, letal para o inimigo e com reduzidas baixas colaterais - esta é a promessa e a realidade do emprego de drones. Aceitando a objetividade das vantagens operacionais da GAR, o artigo visa inquirir sobre que diferenciadores estratégicos concorrem para a preeminência futura da GAR. Sustentamos que a tendência de preeminência crescente da gar tem efeitos ao nível operacional, com impacto na conduta da guerra; efeitos genéticos refletidos na alteração das características e capacidades do Poder Aéreo; e efeitos políticos com impacto no processo de decisão sobre o uso da força.

Keywords : Guerra Aérea Remota; execuções seletivas; drones; Unmanned Aircraft Systems.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )