SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41As instituições da UE na ressaca de Lisboa, e da crise: a quadratura do círculoA Esquerda Em Vésperas Das Eleições Europeias De 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

CALOSSI, Enrico  y  PIZZIMENTIM, Eugenio. Os Partidos Políticos ao Nível Europeu: Evolução, Institucionalização e possíveis Desenvolvimentos. Relações Internacionais [online]. 2014, n.41, pp.27-43. ISSN 1645-9199.

O artigo visa avaliar os principais aspetos da institucionalização dos partidos políticos ao nível da União Europeia (UE). Os Partidos Políticos ao Nível Europeu (PPNE) foram formados fora das instituições europeias e, antes do Regulamento 2004-2003, foram basicamente federações transnacionais de partidos políticos nacionais. A introdução do financiamento público do orçamento da UE para os PPNE tinha como objetivo institucionalizar e apoiar estas organizações. No entanto, a influência dos ppne na esfera política europeia ainda é limitada. Embora duas mudanças institucionais e políticas já tenham sido implementadas - a aprovação de um novo estatuto para os partidos europeus e a nomeação de candidatos para a presidência da Comissão Europeia - o seu impacto na consolidação dos PPNE ainda precisa de ser verificado empiricamente.

Palabras clave : europartidos; federações transnacionais; Parlamento Europeu; financiamento partidário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )