SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The chronological unity of the First World WarThe Great War and the Portuguese International Relations: from the Monarchy to the Republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

REIS, Bruno Cardoso. Portugal e as Pequenas Potências na Grande Guerra de 1914-1918. Relações Internacionais [online]. 2014, n.42, pp.35-61. ISSN 1645-9199.

Será que uma Pequena Potência fraca como Portugal em 1914 pode ter algum impacto num conflito de grande escala e intensidade como a I Guerra Mundial? Será que podemos aprender algo relativamente às dinâmicas da intervenção portuguesa comparando Portugal com outras Pequenas Potências envolvidas na guerra? A resposta deste artigo a ambas a questões é sim, apesar de estarmos conscientes do paradoxo que é afirmar que uma Pequena Potência pode ter algum impacto numa grande guerra. Olhar de forma comparativa para a participação de Portugal na I Guerra Mundial ajuda-nos a escapar a um debate simplesmente em termos dos culpados pela intervenção entre os políticos portugueses. Defendemos também que uma maior atenção à autonomia e ao impacto das Pequenas e Médias Potências é algo que falta na revisão em curso da forma como as relações internacionais olham para a I Guerra Mundial.

Keywords : I Guerra Mundial; Portugal; Bélgica; Sérvia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )