SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The origins of the Great War and the Great Power status: the German caseThe Great War and the rise of Asia: China and Japan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

ŠARENAC, Danilo. Revisitando os Balcãs no Centenário. Relações Internacionais [online]. 2014, n.42, pp.95-106. ISSN 1645-9199.

Este artigo trata do ressurgimento dos estereótipos relacionados com os Balcãs por ocasião do primeiro centenário da Grande Guerra. Dois livros publicados recentemente, e que se tornaram bestsellers, deram origem a fortes críticas na opinião pública sérvia - Christopher Clark, The Sleepwalkers: How Europe Went to War in 1914 (2012) e Margaret MacMillan, The War that Ended Peace: the Road to 1914 (2014). Por um lado, as obras tratam de vários tópicos complexos da história dos Balcãs em termos simplistas. Por outro, temos as noções antigas de vitimização, assim como as teorias da conspiração sugeridas por uma série de representantes da cena pública sérvia. Além disto, ambos destacam as guerras jugoslavas dos anos noventa, na sua interpretação de 1914. Consequentemente, este caso alerta para o facto de que o Primeiro Centenário da Grande Guerra oferece uma margem larga para mal-entendidos, em vez de diálogo construtivo.

Keywords : I Guerra Mundial; Sérvia; Christopher Clark; Margaret MacMillan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )