SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Can South Africans celebrate 20 years of democracy? South Africa’s election and the resultant impact on the country’s democratic future and international stanceEuropean Union-Israel relations: a research agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

FERNANDES, José Pedro Teixeira. Federalismo: solução para a crise na União Europeia? Uma perspetiva portuguesa. Relações Internacionais [online]. 2014, n.44, pp.75-91. ISSN 1645-9199.

As aspirações federais estão subjacentes ao processo de integração das Comunidades/União Europeia desde o seu início. Com a atual crise iniciada em 2007-2008 temos assistido a uma nova vaga de ideias imbuídas sobretudo de um federalismo económico. Todavia, não é claro em que poderia consistir uma solução deste tipo, nomeadamente em termos de repartição de competências e poderes, entre a ue e os estados-membros. O objetivo deste artigo é identificar e analisar algumas das principais propostas e/ou medidas de cariz federalista que têm sido efetuadas para resolver a crise da zona euro. Por outro lado, tentaremos também avaliar em que poderia consistir uma União Europeia mais integrada economicamente, numa lógica próxima do federalismo económico, bem como discutir as suas implicações e riscos para o Estado português.

Keywords : União Europeia; crise económica; federalismo; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )