SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45The US and the transition towards multipolarity: the Ukrainian crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

DAEHNHARDT, Patrícia. A crise na Ucrânia e a Alemanha: o novo paradigma de liderança estratégica europeia?. Relações Internacionais [online]. 2015, n.45, pp.05-24. ISSN 1645-9199.

A crise na Ucrânia confirmou a Alemanha como ator político europeu que assumiu a liderança estratégica na resposta do Ocidente à Rússia. Um ano após a anexação da Crimeia mantém-se, contra as expectativas, a convergência firme que combina uma diplomacia assente, por um lado, em sanções económicas, e, por outro, na manutenção do diálogo político com Moscovo num conflito para o qual a Alemanha insiste não existir uma solução militar. O investimento nestes mecanismos, numa interpretação de networked security, revela que a Alemanha está finalmente a seguir uma perspetiva estratégica na condução da sua política externa, com o objetivo de recuperar uma ordem euro-atlântica e transatlântica estável.

Keywords : Liderança estratégica; Alemanha; crise na Ucrânia; União Europeia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License