SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60The paradiplomacy region-to-region dimension in eu-China relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

FERNANDES, Moisés Silva. Uma relação assimétrica: A ata das conversações sobre a questão de Macau era uma exigência imperativa chinesa para a normalização das relações com Portugal em 1979. Relações Internacionais [online]. 2018, n.60, pp.141-157. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2018.60a08.

Em 8 de fevereiro de 1979 assinaram-se dois acordos com a República Popular da China na Embaixada de Portugal em Paris, entre os embaixadores de Portugal e da China. O primeiro foi o comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, que é um hábito entre os estados-nação. O segundo foi a minuta das conversações sobre a questão de Macau, que por sua vez era uma consequência dos últimos vinte e nove anos de relações informais que Macau tinha tido com a República Popular da China, sempre marcados por uma relação assimétrica.

Keywords : assimetrias; China Continental; Portugal; Macau; Hong Kong; Formosa/Taiwan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License