SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67A sombra do passado autoritário na Península Ibérica: Os fracassos e o sucesso dos partidos populistas de direita radicalPortugal e a revisão do Conceito Estratégico da NATO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

PEREIRA, José Santana. Put your action where your mouth is: A relação entre atitudes populistas e participação política em Portugal. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.57-72.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a05.

Neste artigo, é explorada a relação entre atitudes populistas e participação política de tipo convencional e não convencional em Portugal. Os dados analisados permitem concluir que estas atitudes estão associadas a uma maior probabilidade de militância num partido político, bem como de envolvimento em várias modalidades de participação expressiva e não partidarizada, tais como a pertença a associações, as manifestações, a assinatura de petições ou abaixo-assinados, e o boicote ou favorecimento de produtos e serviços por motivos políticos, éticos ou ambientais. Por outro lado, as atitudes populistas não estão relacionadas com um maior envolvimento em instâncias de participação não convencional extremas como o bloqueio de vias de comunicação, a ocupação de edifícios ou fábricas e a danificação de espaços públicos.

Palavras-chave : atitudes populistas; participação política; Portugal; populismo; 2018..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )