SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Portugal e a revisão do Conceito Estratégico da NATOUma NATO obsoleta ou renovada para as próximas décadas? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

RAMOS, António Fontes; GARCIA, Francisco Proença  e  TORRES, Manuel Poêjo. A NATO e os desafios até 2030. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.89-103.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a07.

Este texto está organizado em duas partes interdependentes. A primeira aborda os fatores-chave do condicionamento geopolítico prevalecente; a segunda parte centra-se nos desafios que se colocam à Aliança nesse contexto. Defende, em síntese, a necessidade de um reposicionamento global da NATO para o século XXI numa ótica dual track, como forma de continuar a assegurar a dissuasão e defesa coletiva dos aliados mas, simultaneamente, aportar uma atitude de empenhamento político construtivo que a torne uma entidade geradora da estabilidade mundial. Recomenda uma nova sistematização das relações NATO-UE que pode passar pelo desenvolvimento de campanhas completamente integradas e caracteriza algumas das medidas necessárias perante os desafios securitários atuais.

Palavras-chave : NATO; laço transatlântico; China; União Europeia; novos desafios..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )