SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67A NATO e os desafios até 2030Uma aliança a 30: A entrada da Macedónia do Norte na NATO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

REIS, Bruno Cardoso. Uma NATO obsoleta ou renovada para as próximas décadas?. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.105-121.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a08.

A NATO atingiu a idade da reforma obrigatória. Sete décadas são muitos anos na vida de uma pessoa, mas também são muitos anos para uma aliança militar. Não há exemplos na história de alianças multilaterais, aquelas que envolvem um grande número de países, que tenham durado tanto tempo. Será o colapso da NATO, por isso, inevitável? Se a NATO estiver realmente em risco, para Portugal as consequências seriam grandes e muito perturbadoras para os termos da sua inserção internacional e um dos pilares da sua defesa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Defendemos neste texto que o fim da NATO não é inevitável (ou desejável), e avançamos áreas concretas em que pode melhorar a sua coesão e eficácia.

Palavras-chave : NATO; Portugal; multilateralismo; alianças..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )