SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68A quarta Presidência Portuguesa da UEAs presidências portuguesas do Conselho da União Europeia: Promovendo a «Europa global» em busca de relevância internacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MAGONE, José. A Presidência rotativa do Conselho e a governança multinível europeia: A peça-chave no processo de decisão intergovernamental. Relações Internacionais [online]. 2020, n.68, pp.21-38.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.68a03.

Na arquitetura constitucional pós-Lisboa, a Presidência rotativa do Conselho de Ministros da União Europeia continua a ser uma peça-chave da decisão intergovernamental. A sua atividade de liderança é principalmente realizada a portas fechadas para evitar a politização dos processos legislativos. Este estudo pretende contextualizar a Presidência como peça-chave da integração europeia devido à sua posição entre processos formais e informais. A informalidade dá à Presidência tempo de criar consenso e ser flexível na sua atuação negocial. Apesar de tentativas pelos países grandes de reduzir a importância da Presidência rotativa, os Estados pequenos resistiram a essa tentação. Neste contributo, a Presidência rotativa é analisada do ponto de vista da teoria da integração europeia, com uma discussão sobre o que se pode esperar em termos de comportamento do trio de presidências alemã e portuguesa em 2020-2021.

Palavras-chave : Presidência rotativa; União Europeia; Portugal; Alemanha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )