SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68A Presidência rotativa do Conselho e a governança multinível europeia: A peça-chave no processo de decisão intergovernamentalPortugal como Estado-Pivô ecuménico da União Europeia: O caso das cimeiras internacionais nas presidências portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERREIRA-PEREIRA, Laura C.. As presidências portuguesas do Conselho da União Europeia: Promovendo a «Europa global» em busca de relevância internacional. Relações Internacionais [online]. 2020, n.68, pp.39-58.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.68a04.

Este artigo analisa o legado das três presidências portuguesas do Conselho da União Europeia (1992, 2000 e 2007) no quadro da Política Externa e de Segurança Comum e da Política Europeia de Segurança e Defesa (PESC/PESD), dando particular destaque aos esforços empreendidos pelas autoridades nacionais para promover o protagonismo global da União Europeia como parte de uma estratégia dirigida a incrementar as credenciais europeias do país e a sua relevância internacional. O artigo confirma a crescente priorização das questões atinentes à PESC/PESD nas agendas das presidências em questão e conclui que, por essa via, se assistiu a um crescendo de projeção da visão portuguesa acerca da atuação externa europeia.

Palavras-chave : Conselho da União Europeia; Portugal; europeização; PESC/PESD.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )