SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68As presidências portuguesas do Conselho da União Europeia: Promovendo a «Europa global» em busca de relevância internacionalA Presidência e as estratégias dos pequenos Estados: O caso português nas relações UE-África índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MENDES, Pedro Emanuel. Portugal como Estado-Pivô ecuménico da União Europeia: O caso das cimeiras internacionais nas presidências portuguesas. Relações Internacionais [online]. 2020, n.68, pp.59-76.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.68a05.

Este artigo desenvolve uma análise sobre o impacto do padrão histórico ecuménico da política externa portuguesa nas relações externas da União Europeia (UE). O seu principal objetivo é identificar a influência de Portugal no desenvolvimento das relações externas da UE, designadamente na realização de cimeiras internacionais no quadro das presidências portuguesas da UE. O artigo está estruturado em duas partes principais.

Em primeiro lugar, o artigo realiza uma teorização sobre o papel de Portugal como Estado-Pivô das relações externas da UE, sublinhando as características identitárias e normativas da política externa portuguesa atual. Em segundo lugar, o artigo apresenta uma análise sobre o papel de Portugal na organização de cimeiras internacionais. O seu principal argumento é relativo à explicitação do contributo que Portugal pode dar à UE ao nível da política externa europeia, designadamente na sofisticação das relações externas da UE e da sua imagem internacional.

Palavras-chave : política externa portuguesa; Estado-Pivô ecuménico; relações externas da UE; cimeiras internacionais da UE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )