SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número68A Presidência e as estratégias dos pequenos Estados: O caso português nas relações UE-ÁfricaDiplomacia e conflito: O futuro do acordo relativo ao programa nuclear do Irão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MADEIRA, Bruno. «Tendo conquistado o presente, a direita traz consigo a vitória do futuro»: O neoconservadorismo anglo-saxónico /e a evolução do pensamento económico da direita radical portuguesa (1976-1985). Relações Internacionais [online]. 2020, n.68, pp.91-104.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.68a07.

As vitórias eleitorais do neoconservadorismo no Reino Unido e nos Estados Unidos tiveram impactos evidentes nas direitas europeias, nomeadamente ao nível da sua revitalização e atualização organizacional, discursiva, doutrinária e propositiva. No caso das direitas radicais portuguesas, a influência e o exemplo moralizador são claros. Ostracizados e votados à marginalidade política depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, os direitistas portugueses souberam ver nos avanços do neoconservadorismo a via possível de se reabilitarem na democracia e, simultaneamente, de acomodarem os seus velhos princípios de sempre a uma narrativa político-económica em voga.

Palavras-chave : direita radical; neoliberalismo; neoconservadorismo; discurso direitista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )