SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69China e Ásia-Pacífico na política da Administração Biden: Operacionalizando um «sistema internacional estável e aberto» e um «Indo-Pacífico livre e aberto» índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

SOLLER, Diana. A síntese Biden: Uma ordem liberal para um sistema em transição de poder. Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.5-33.  Epub 31-Mayo-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a01.

Este artigo argumenta que o Presidente Joe Biden segue as pisadas do seu antecessor, mas fá-lo com duas diferenças fundamentais. A primeira é que é mais explícito, o novo Presidente deixa claro que a China desafia Washington na sua liderança internacional e no seu modelo de ordem internacional. A segunda diferença é que Biden pretende levar a cabo a sua «guerra hegemónica», imprimindo-lhe o cunho liberal internacionalista que tinha desaparecido com Donald Trump. Para tal, estudamos as origens teóricas da ordem Biden e a forma como o novo Presidente está a pôr a herança centenária em prática.

Palabras clave : Joe Biden; liberalismo internacionalista; ordem internacional; China.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )