SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69A Rússia na agenda da Administração BidenA Administração Biden e a governança climática global: Desafios e perspetivas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

LOWENTHAL, Abraham F.. Os Estados Unidos e a América Latina: de Biden a Trump. Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.87-95.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a05.

As perspetivas da Administração Biden de melhorar as relações com a América Latina são limitadas pelos problemas profundos desta região. A pandemia está a afetar a América Latina de forma mais intensa do que outras regiões, e provocou uma queda acentuada do PIB regional (9%) e, na maioria dos países, diminuiu a confiança em governos, partidos, políticos, especialistas e elites. Tendo em conta o papel desempenhado como membro destacado da Comissão de Relações Exteriores do Senado e como Vice-Presidente, Joe Biden entra na Casa Branca com um melhor conhecimento da realidade americana em comparação com outros presidentes recentes dos Estados Unidos. No entanto, a Administração Biden não tem capacidade de lançar um plano visionário para reconstruir as relações entre os Estados Unidos e a América Latina.

Palavras-chave : Estados Unidos; América Latina; Administração Biden; covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )