SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número71Rutura consumada: A política chinesa de BidenInvestimento chinês em Portugal e na Itália e as suas repercussões na União Europeia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FREIRE, Maria Raquel. As relações China-Rússia num quadro de contenção estratégica. Relações Internacionais [online]. 2021, n.71, pp.51-66.  Epub 30-Set-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.71a04.

Este artigo analisa a política externa russa na sua orientação para a Ásia, situando as relações da Rússia com a China no quadro mais lato da política externa russa e da sublinhada estratégia «pivô Ásia». O estudo conclui com uma leitura cautelosa deste relacionamento, entendendo que subjacente a uma maior proximidade e colaboração intensificada há uma relação de contenção estratégica dupla quer em relação aos Estados Unidos e ao Ocidente, quer entre estes dois gigantes. Para a Rússia, a relevância da China em termos políticos e económicos é incontornável e claramente assumida, mas o receio de desequilíbrios resultantes de diferenças substantivas entre os dois tem refreado ações, e motivado outras, numa lógica de recentragem e reequilíbrios muito necessários a Moscovo.

Palavras-chave : Rússia; política externa; pivô Ásia; China.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )