SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número71Investimento chinês em Portugal e na Itália e as suas repercussões na União EuropeiaA grande estratégia da China de Xi Jinping: Objetivos, poder nacional abrangente e políticas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

TIAN, Xintong  e  MENDES, Carmen Amado. Repensar o sistema tributário e a ajuda externa da China: Uma perspetiva relacional. Relações Internacionais [online]. 2021, n.71, pp.87-103.  Epub 30-Set-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.71a06.

Será que a China antiga prestava o que poderia ser chamado de ajuda externa aos países da sua vizinhança? É uma questão fascinante, mas largamente negligenciada. Em geral, os estudos sobre a ajuda externa da China não dão suficiente atenção aos vários séculos em que as relações diplomáticas na Ásia Oriental eram reguladas pelo sistema tributário. Neste artigo, defendemos que esta omissão está relacionada com a metafísica substancialista na qual os conceitos de ajuda externa e sistema tributário estão radicados. Adotando uma perspetiva relacional, testamos a ideia de que o sistema tributário e a ajuda externa da China têm a mesma natureza, baseada na participação voluntária, na reciprocidade e na orientação para as relações.

Palavras-chave : China; ajuda externa; sistema tributário; teoria relacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )