SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72A NATO ao fim de uma década de crise: A caminho do novo Conceito EstratégicoO paradigma do Flanco Sul da NATO e a relevância geoestratégica para Portugal. A normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba. O papel dos grupos de interesse e da Casa Branca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BERNARDINO, Luís Manuel Brás. O paradigma do Flanco Sul da NATO e a relevância geoestratégica para Portugal. Relações Internacionais [online]. 2021, n.72, pp.43-62.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.72a03.

Num momento em que a NATO se prepara para discutir e aprovar na Cimeira de Madrid (2022) o seu novo Conceito Estratégico, e num enquadramento geopolítico e geoestratégico global complexo e imprevisível, onde a segurança cooperativa e coletiva continua a ser o instrumento que faz funcionar a Aliança, parece-nos relevante refletir sobre o papel da organização no mundo e especialmente no seu Flanco Sul. Esta reflexão, focada na vertente estratégico-operacional, pretende apontar elementos importantes para o novo Conceito Estratégico da Aliança e analisar o impacto para Portugal.

Palavras-chave : NATO; segurança coletiva; defesa global; Conceito Estratégico da Aliança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )