SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72Partidos políticos, integração regional e ideologia: Uma análise do apoio discursivo à UNASUL no Congresso brasileiroCivilização ecológica: A China e a sustentabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

ORTEGA, Any Marise  y  PELOGGIA, Alex. Da «aliança não escrita» à «política externa afirmativa» .Uma leitura geográfica comparada das políticas externas de Rio Branco e Lula. Relações Internacionais [online]. 2021, n.72, pp.99-112.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.72a06.

A política externa brasileira tem uma estrutura lógica condicionada pela geografia, que se concretiza de maneiras diferentes em função da relação conjuntural entre os contextos interno e externo, mas mantém certos níveis de definição relacionados com escalas geográficas distintas. Neste trabalho é aplicado o método do raciocínio geográfico multiescalar para analisar como essa lógica estrutural se configurou em dois momentos históricos distintos, separados por um século: a política externa do barão do Rio Branco (no início do século XX) e a do primeiro Governo Lula (no início do século XXI).

Palabras clave : raciocínio geográfico multiescalar; política externa brasileira; Rio Branco; Lula da Silva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )