SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número73O bolsonarismo no BrasilMovimentos de extrema-direita e violência contra as minorias no contexto do Brasil: Discursos de ódio e colonização do imaginário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ARES, Graziela; VILLEN, Gabriela; GITAHY, Leda Maria Caira  e  TESSLER, Leandro R.. Memória e desinformação. Os ataques da extrema-direita às universidades públicas brasileira. Relações Internacionais [online]. 2022, n.73, pp.53-66.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.73a05.

Os dados oficiais anteriores a 2016 e as experiências, individuais e coletivas, registaram a promoção do acesso e da diversidade no ensino superior pelo governo federal no Brasil. A partir de 2016, e com desejo de um Estado mínimo no país, o Presidente Bolsonaro demandou intervenções na história recente que legitimassem o desmonte do Estado de bem-estar social, antes que a experiência positiva se consolidasse como memória oficial. Especificamente sobre a universidade pública, identificamos que o bolsonarismo mobiliza os medos e angústias do povo para justificar o desmantelamento e o assédio institucional à universidade pública. O objetivo do artigo é analisar como a desinformação nas redes sociais tem sido utilizada para fins políticos pelo governo federal e sua rede de apoio.

Palavras-chave : desinformação; memória; Jair Bolsonaro; extrema-direita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )