SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número73Memória e desinformação. Os ataques da extrema-direita às universidades públicas brasileiraFeminismos africanos e a sororidade internacional: Há espaço para as epistemologias feministas africanas nas RI? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SEVERO, Denise Osório; HOEFEL, Maria da Graça Luderitz  e  SILVA, José Joclison Nascimento. Movimentos de extrema-direita e violência contra as minorias no contexto do Brasil: Discursos de ódio e colonização do imaginário. Relações Internacionais [online]. 2022, n.73, pp.67-84.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.73a06.

Este artigo analisa as relações entre a ascensão da extrema-direita no Brasil e a violência contra as minorias. Trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa, com recorte entre 2015 e 2020, que adotou as seguintes fontes de dados: Sage, Scopus e Wiley Online Library. A amostra foi constituída por 52 artigos e os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a violência, real ou simbólica, constitui fundamento intrínseco da plataforma da extrema-direita no Brasil e no mundo. Destaca-se que os discursos e as «linguagens armadas», tais como as fake news, constituem estratégias potentes de colonização do imaginário social que retroalimentam e normalizam a violência.

Palavras-chave : extrema-direita; violência; minorias; discursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )