SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número73Movimentos de extrema-direita e violência contra as minorias no contexto do Brasil: Discursos de ódio e colonização do imaginárioO colonialismo corporativo: Um estudo sobre novas formas de dominação na América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

LENINE, Enzo  e  NUMALA, Elisa. Feminismos africanos e a sororidade internacional: Há espaço para as epistemologias feministas africanas nas RI?. Relações Internacionais [online]. 2022, n.73, pp.85-101.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.73a07.

Há pouco mais de três décadas, o feminismo adentrava a disciplina de Relações Internacionais (RI), desafiando as leituras hegemônicas sobre os fenômenos internacionais e sua invisibilização das mulheres. Como resultado, uma ampla literatura feminista se desenvolveu, preenchendo esta lacuna teórica e empírica. Porém, a centralidade do debate nos Estados Unidos e na Europa resultou em um apagamento das experiências das mulheres do Sul Global, em particular das africanas. Neste artigo, exploramos os debates feministas em RI e África com o objetivo de situar os pontos em comum que permitem a emergência de abordagens feministas africanas dos fenômenos internacionais.

Palavras-chave : feminismos africanos; feminismo e RI; epistemologias feministas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )