SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número73Feminismos africanos e a sororidade internacional: Há espaço para as epistemologias feministas africanas nas RI?A «Bússola Estratégica»: Um passo histórico para a Europa da Defesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BEZERRA, Catarina Rose; BENTO, Fábio Régio  e  MUNIZ, Felipe Valente Ribeiro. O colonialismo corporativo: Um estudo sobre novas formas de dominação na América Latina. Relações Internacionais [online]. 2022, n.73, pp.103-115.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.73a08.

O artigo busca, a partir do caso da United Fruit Company - enquanto exemplo da fusão dos interesses de Estado e empresas transnacionais -, demonstrar de forma detalhada a continuidade dos processos colonizadores na América Latina. Será analisada a presença da companhia em diversos países da América Central e do Sul, durante o século XX, a fim de observar uma das formas mais presentes da idéia de colonialidade na atualidade. A pesquisa seguirá a seguinte estrutura: no primeiro tópico, o colonialismo será descrito a partir de uma abordagem histórica, construindo uma narrativa desde a primeira fase da presença de potências na América Latina e utilizando as lentes pós-coloniais de análise para trabalhar a questão. Num segundo momento, será abordado o caso específico da United Fruit Company em países latino-americanos e as profundas consequências deixadas localmente. A terceira parte apresenta a idéia central do texto que consiste no reconhecimento da continuidade do processo colonial na região ainda no século XXI.

Palavras-chave : colonialidade; América Latina; United Fruit Company; Estados Unidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )