SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número74As razões do poder material e do poder normativo na política internacional: O caso de Timor-LesteO processo de independência de Timor-Leste - Uma análise retrospetiva do papel de Portugal no quadro da União Europeia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

PEREIRA, Zélia  e  FEIJO, Rui Graça. Portugal e a descolonização de Timor - Da Cimeira de Macau à invasão indonésia. Relações Internacionais [online]. 2022, n.74, pp.35-53.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.74a03.

A Cimeira de Macau entre Portugal e movimentos nacionalistas timorenses resultou na publicação da Lei 7/75 que contemplava um roteiro para uma descolonização pacífica do «Timor Português». Eventos ocorridos tanto em Lisboa como em Díli na sequência da publicação dessa lei inviabilizaram que ela pudesse ter sido cumprida. No entanto, Portugal manteve - embora com hesitações - a ideia de respeitar o seu espírito e, nesse sentido, procurou intervir no conturbado processo de luta intestina em Timor. O presente artigo faz o historial dos cruciais meses que antecederam a invasão indonésia de Timor, pondo um fim provisório à sua autodeterminação.

Palavras-chave : descolonização; Timor; UDT; APODETI; FRETILIN.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )