SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número74O processo de independência de Timor-Leste - Uma análise retrospetiva do papel de Portugal no quadro da União EuropeiaMultilateralismo e resiliência: Timor-Leste, o G7+ e a ASEAN índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ROCHA, Fábio de Souza  e  BLANCO, Ramon. A paz enquanto dependência - Uma análise da dimensão econômica do processo de reconstrução pós-bélica no Timor-Leste. Relações Internacionais [online]. 2022, n.74, pp.73-92.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.74a05.

O processo de reconstrução pós-bélica tornou-se a principal referência de atuação em prol da paz no mundo no período pós-Guerra Fria. Estudá-lo corresponde a analisar qual a visão de paz, aplicada de modo prático, dominante no mundo a partir deste período. O objetivo deste artigo é identificar no processo de reconstrução pós-bélica de Timor-Leste os impactos da dimensão econômica do instrumento de peacebuilding, a partir das ferramentas analíticas da Teoria Marxista da Dependência. A hipótese é a de que a atuação das instituições financeiras internacionais na dimensão econômica do peacebuilding timorense foi responsável pela criação de estruturas favoráveis à dependência e, consequentemente, para um cenário incompatível com a nova percepção onusiana de paz.

Palavras-chave : peacebuilding; dependência; reconstrução pós-bélica; Timor-Leste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )