SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número74A paz enquanto dependência - Uma análise da dimensão econômica do processo de reconstrução pós-bélica no Timor-LesteAs repercussões da intervenção de D. Martinho da Costa Lopes na Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MENDES, Nuno Canas. Multilateralismo e resiliência: Timor-Leste, o G7+ e a ASEAN. Relações Internacionais [online]. 2022, n.74, pp.93-104.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.74a06.

O presente artigo incide sobre o lugar e a importância do multilateralismo na política externa de Timor-Leste, tendo como foco dois exemplos de grande relevo para este país: o G7+, organização que reúne Estados frágeis da África, da Ásia, do Pacífico e das Caraíbas que têm em comum a ocorrência de conflitos e o valor atribuído ao conceito de resiliência, e a ASEAN, organização de integração regional do Sudeste Asiático, com o seu modo peculiar de atuação por consenso. Se no primeiro dos casos, o impulso, o envolvimento e a liderança de Timor-Leste são assinaláveis, no segundo, o pedido de adesão, uma prioridade dos sucessivos governos timorenses, tem sido complexo e demorado. O que se pretende analisar é a experiência multilateral de Timor-Leste em ambas as instituições, trazendo para discussão os resultados, as limitações e as ambiguidades que caracterizam o envolvimento naquelas organizações.

Palavras-chave : multilateralismo; política externa; G7+; ASEAN.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )