SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Migrações irregulares e perceções de (in)segurançaProteção internacional revisitada: As soluções da União Europeia para a proteção dos deslocados da Guerra da Ucrânia num contexto de «múltiplas crises e refugiados» índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERREIRA, Susana. A externalização das fronteiras europeias e os efeitos indesejados de uma fronteira dinâmica. Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.29-44.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a03.

Os debates sobre a externalização das fronteiras europeias traduzem uma discussão teórica mais ampla sobre a transformação dos regimes fronteiriços e sobre a emergência de «infraestruturas migratórias» para a gestão das migrações irregulares. O desenvolvimento de políticas de gestão migratória centradas na «emergência» em situações de crise suspende a prática comum e cria um estado de exceção. No caso europeu estas infraestruturas migratórias geram novas formas de governabilidade e resultam naquilo que alguns autores denominam de «necrofronteira». Este artigo procura entender as transformações do regime fronteiriço europeu, conhecer os principais elementos das infraestruturas migratórias europeias e indagar como essas infraestruturas levam ao surgimento de uma chamada «necrofronteira».

Palavras-chave : fronteiras; regimes fronteiriços; infraestruturas migratórias; externalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )