SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75A externalização das fronteiras europeias e os efeitos indesejados de uma fronteira dinâmicaRegime de Proteção Internacional. Fragilidades no acolhimento e integração de refugiados: Portugal (2010-2020) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

GIL, Ana Rita. Proteção internacional revisitada: As soluções da União Europeia para a proteção dos deslocados da Guerra da Ucrânia num contexto de «múltiplas crises e refugiados». Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.45-62.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a04.

Este artigo reflete sobre as soluções encontradas pela União Europeia para responder a uma «crise de refugiados sem precedentes»: a do recente movimento em massa de deslocados da Ucrânia, após a invasão russa em fevereiro de 2022. A resposta da União foi inédita e, pela primeira vez na história, utilizou um instrumento europeu que tinha sido adotado há mais de vinte anos: a diretiva relativa à proteção temporária. No entanto, é importante examinar criticamente a solução assim encontrada e questionar em particular por que razão não foi ela adotada em casos anteriores de afluxo maciço de pessoas para a União Europeia.

Palavras-chave : refugiados; deslocados; proteção internacional; Guerra da Ucrânia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )