SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Regime de Proteção Internacional. Fragilidades no acolhimento e integração de refugiados: Portugal (2010-2020)Agitação social e desigualdades (urbanas) na região atlântica na era da covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

GOIS, Pedro. Redes, interligações e sistemas migratórios num Portugal europeu e atlântico. Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.87-105.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a06.

Neste artigo procuramos explicar como as características de Portugal, país de emigração e país de imigração, resultam da sua inserção estrutural na interseção entre sistemas migratórios distintos: o sistema migratório europeu (no qual a liberdade de circulação de produtos, serviços e pessoas é a base do potencial de circulação migratória) e o sistema migratório lusófono (um sistema político pós-colonial feito de cumplicidades culturais, económicas e políticas ainda em consolidação). Somar a estes sistemas migratórios a crescente importância de um sistema migratório global ajuda a contextualizar ainda as migrações de (e para) Portugal, o tipo e perfil dos migrantes e, ainda, a explicar a estrutura social da emigração portuguesa e da imigração em Portugal.

Palabras clave : imigrantes; emigrantes; sistemas migratórios; estrutura social das migrações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )