SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Agitação social e desigualdades (urbanas) na região atlântica na era da covid-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

CEPIK, Marco  e  RODRIGUEZ, Júlio. Instituições para emergências e a emergência das instituições: O caso da comunidade de inteligência nos Estados Unidos (1947-1960). Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.135-155.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a08.

Em treze anos, emergiu nos Estados Unidos um complexo organizacional para a realização de atividades de inteligência e segurança bastante diferente do que previa a Lei de Segurança Nacional (1947). Segundo a versão modificada do institucionalismo racional desenvolvida por Amy Zegart, tal resultado seria improvável. Para explicar esta inconsistência, recorremos à noção de institutional drift proposta por Hacker, Pierson e Thelen, e realizamos uma descrição das dinâmicas interativas entre os Estados, organizações e lideranças e suas implicações estruturais, conforme proposto por Falleti e Mahoney. Este processo resultou na emergência de um inédito sistema nacional de inteligência nos Estados Unidos que existe até hoje. Foram identificadas duas etapas principais no processo.

Palavras-chave : inteligência; Estados Unidos; instituições; Guerra Fria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )